domingo, 18 de setembro de 2011

Totalitarismo

Em diversos países, a crise do capitalismo provocou efeitos mais ou menos desastrosos. Preocupadas, as elites dominantes mostraram-se, então favoráveis a formação de governos fortes e autoritários, capaz de impor disciplina social para recompor a ordem capitalista, este tipo de governo se da o nome de Regime Totalitário. Entre os exemplos mais significativos de regimes totalitários estão o fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha.

Itália: fascismo de Mussolini

Podemos dividir o governo de Mussolini em duas fases. Na primeira fase Mussolini organizou milícias fascistas que promoveram uma série de atentados terroristas contra os políticos de oposição. Na segunda fase Mussolini já havia reunido poder suficiente para implantar a ditadura fascista na Itália. Tornou-se então o chefe supremo do Estado, sendo conhecido como Duce, que em italiano significa “aquele que dirige”.

Alemanha: nazismo de Hitler

Com a morte de Hindenburg, em agosto de 1934, o então chanceler Hitler assumiu também a presidência do país, tornando-se, então, o chefe absoluto da Alemanha. Exercendo total controle sobre a sociedade, o governo de Hitler dedicou-se à reabilitação econômica do país. Estimulou a agricultura e a industrialização, principalmente na área de armamentos. Desrespeitando as proibições do Tratado de Versalhes, a Alemanha hitlerista passou a se militarizar rapidamente. Em 1938, iniciou sua política de expansão pela Europa, sua primeira investida foi contra a Áustria, que conquistou sem disparar um tiro.

Os regimes totalitários se expandiram no período entreguerras. Diante da crise econômica e social, vários países tentaram resolver seus problemas por meio de governos ditatoriais.

As doutrinas totalitárias de inspiração nazi-fascistas tiveram repercussão em diversas partes do mundo. Foi o caso, por exemplo, da Espanha (a ditadura de Franco), Portugal (a ditadura de Salazar), e até mesmo do Brasil (o integralismo de Plínio Salgado).

Podemos concluir então, que o Totalitarismo é uma prática de um regime político que defende a total importância do Estado sobre os interesses dos cidadãos, o Estado tem um governo forte, capaz de controlar de forma absoluta os diversos setores da vida social. Em termos políticos, o regime totalitário prega o fim da democracia liberal e a eliminação das oposições por meio de uma propaganda agressiva ou através da violência física, a linha política do Estado é determinada por um único partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário